Logo ao nascer, a criança já sabe para onde deve voltar-se a fim de alimentar. Após o novo nascimento, nosso espírito sabe que voltando-se para dentro que poderá alimentar-se.
O diabo, o ensino religioso nossa tendência material, nos fazem voltar para fora. Assim, mesmo carregando a vida de Deus em nosso espírito, não desfrutamos em função do nosso viver exterior.
Nosso culto, nosso louvor, nossas orações passam era voltados para fora. Oramos a um Deus que está lá no céu... e que lá das alturas Ele nos ouvirá! Ele está no céu mas, Ele está dentro de nós aqui e agora mesmo!
Como alimentar-nos espiritualmente e como fazer isso na prática.!
VEJAMOS ALGUMAS RAZÕES SOBRE A NECESSIDADE DE SABERMOS DISCERNIR O NOSSO PRÓPRIO ESPÍRITO HUMANO.
1 - DEUS É ESPIRITO. Jo. 4:24 – “Porque Deus é espírito...”
Não podemos ouvir de Deus com os nossos ouvidos físicos, nem olhá-lo com nossos olhos de carne. Só poderemos conhecer a Deus pelo espírito.
E por meio do nosso espírito que entramos em contacto e conhecemos a Deus. Se falharmos em discernir o nosso espírito, poderemos conhecer a Deus?
2 – O CONHECIMENTO ESPIRITUAL É ADQUIRIDO NO ESPÍRITO.
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. I Co 2:14
As coisas e todo conhecimento da vida cristã que tem valores espirituais se discernem espiritualmente. O homem natural, por ter o seu espírito morto (separado de Deus) não consegue entender as coisas do espírito.
Muitos cristãos, apesar de nascidos de novo, ainda usam suas mentes para entender coisas que só se discernem espiritualmente, e por isso retiram pouco proveito dela.
3 - O NOVO NASCIMENTO OCORRE EM NOSSO ESPÍRITO.
“O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. Jo. 3:6
Quando Adão pecou ele morreu e toda a sua descendência. A morte e Adão não foi física mas espiritual, o seu espírito morreu para Deus.
O homem natural possui espírito, mas está morto, incapaz de manter contacto com Deus. O novo nascimento é o renascer deste espírito para Deus.
4 – A ADORAÇÃO É ALGO QUE É FEITO NO ESPÍRITO.
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. Jo. 4:24
Se falharmos em perceber o nosso próprio espírito, a nossa adoração será comprometida. O máximo que iremos alcançar será um louvo no nível da mente, da alma. Deus é espírito e deve ser adorado em espírito!
5 – DEVEMOS ANDAR NO ESPÍRITO.
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. Gl. 5:16
Para andar em Espírito é preciso aprender a viver na dimensão do espírito. O Espírito Santo não habita na alma, e sim em nosso espírito humano recriado.
O nosso espírito é a parte de nosso ser que tem a função de contatar a Deus. Toda direção que o Espírito Santo nos dá vem por meio de nosso espírito.
Nosso espírito é como um rádio que tem a capacidade de sintonizar as ondas que vem do trono de Deus.
Se não temos ouvido a sua voz, é porque o rádio está mal sintonizado. O Senhor sempre está falando, nós é que não ouvimos bem. Sintonize-se, elimine as interferências: a carne, o diabo...!
Se não consigo ouvir o que o Espírito Santo está dizendo como serei guiado por ele! Deus habita em nós na pessoa do Espírito Santo.
A vida cristã consiste em duas substituições: a primeira na cruz, onde ele morreu em nosso lugar e a outra em nosso dia-a-dia vivendo em nosso lugar. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gl 2:20 Tudo feito por sua graça: A salvação e a santificação.
6 – A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE SOMOS SERES ESPIRITUAIS.
Somos seres espirituais, temos a natureza de Deus, feitos à sua imagem e semelhança. Não somos apenas corpo! Por isso, que somos aptos a ter comunhão com Ele, para ouvir e falar com Ele.
Em I Co. 14:14 Paulo diz: “Se eu orar em outra língua, então meu espírito ora...” Veja a forma como ele diz: “Se eu orar... então meu espírito ora” veja que o “EU” e o “espírito” são a mesma coisa, mostrando que Paulo se via como um ser espiritual.
Somo espírito, alma e corpo. Rm 7:18 – Somos triunos, portanto apenas um homem e não três, os três são partes de um único ser: o homem.
Entretanto, o nosso corpo será glorificado, pois agora é apenas a casa em que habitamos nesta terra. II Co. 5:1-2 , no céu receberemos uma habitação celestial.
7 – EXORTADOS A ORAR SEM CESSAR NO ESPÍRITO.
Ef. 6:18 – “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito...,”
Existe um tipo de oração que é feito no nível do espírito. Como poderei fazer esta oração se nem sei discernir o meu espírito! A adoração é no espírito mas, a oração também o é.
8 – DIFERENÇA ENTRE O CONHECIMENTO MENTAL E O ESPIRITUAL.
“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminando os olhos do vosso coração, para saberdes...”; Ef 1:17,18
Revelação é o conhecimento que foi dado pelo Espírito Santo ao nosso espírito.
Revelação na é descobrir algo que ninguém nunca tenha visto antes, pelo contrário, não existe nada novo, tudo já está escrito.
Quando a luz de Deus brilha em nosso espírito então há revelação. Paulo preocupava-se em que os crentes tivessem revelação da Palavra de Deus: Fp 1:9
O Espírito Santo transmite uma verdade ao nosso espírito, e o nosso espírito para a nossa mente. A mente por si só não pode ter revelação de Deus. Jo 16:13
CONCLUSÃO: Toda a nossa vida cristã consiste em aprendermos a exercitar o nosso espírito humano recriado para contatar o Senhor sermos guiados por Ele.
Porque quando há revelação as pessoas são transformadas pela ação da Palavra. Espontânea-mente a fé se manifestará e a unção e a vida de Deus se manifestarão.
Compilação e Organização, por Pr Nivaldo Ribeiro
Fontes: Curso Naturidade Cristã - Instituto Bíblico Luz para os Povos
Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida - Sociedade Bíblica do Brasil