Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.4/5 (55 votos)




ONLINE
2


Partilhe esta Página


4 - Orando no Espírito
4 - Orando no Espírito

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” Rm 8:26,27 - BOL

 

1)   O QUE É ORAR NO ESPÍRITO?

Orar no Espírito é mencionado três vezes na Bíblia. 1 Coríntios 14:15; Efésios 6:18; Judas 20.

Então, o que significa exatamente orar no Espírito? A palavra grega traduzida “orar em” pode ter vários significados diferentes. Pode significar “por meio de”, “com a ajuda de”, “na esfera de”.

Orar no Espírito não se refere às palavras que estamos dizendo. Na verdade, refere-se a como estamos orando.

 

2)   NÓS NÃO SABEMOS O QUE DEVEMOS ORAR

Paulo disse: “"Nós não sabemos o que devemos orar,” Não podemos orar com base em nossa habilidade e astúcia, ou, por invenções humanas ou dos anjos.

Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. (Tiago 4:3)

Poderíamos ora mil orações diferentes mas, sem o Espírito Santo seríamos incapazes de saber o que orar, porque temos uma base de fraqueza que nos torna absolutamente incapazes de orar corretamente. “...o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza...”

Somente o Espírito Santo pode suprir essa deficiência, porque é Ele quem modela as nossas petições ao propósito de Deus.

 

3)   ORAR NO ESPÍRITO É PEDIR CONFORME A VONTADE DE DEUS.

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” I Jo 5:14 - BOL

Só o Espírito é capaz de pesquisar cada coisa, mesmo as profundezas de Deus: “As coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus (...). Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus...” I Co 2:11,10. Para orar por coisas ocultas e profundas precisamos do Espírito Santo.

Enquanto estamos orando, Deus sonda o coração, examina nossas motivações e espírito: "E aquele que sonda os corações sabe." 1 Jo 5:14; e Ele só aprova o que está de acordo com "a mente do Espírito.” Rm 8:27

 

4)   O ESPÍRITO INTERCEDE CONFORME A VONTADE DE DEUS.

O Espírito Santo intercede por nós e em nós; ele dá a forma certa às nossas orações.

“E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” Rm 8:27 - B.OL

Quando entendemos que a oração começa em Deus e que, orar é trazer a vontade e o propósito divino à terra; podemos confirmar esta verdade e invocar.: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mt 6:10

O intercessor deve ser guiado para pedir corretamente. “Nada tendes porque não pedis, pedis e não recebeis, porque pedis mal.” Tg 4:2-3. O Espírito Santo assegura que o pedido esteja de acordo com a vontade do Pai e garante a resposta porque Ele é o executor desta vontade.

 

5)   ORAR NO ESPÍRITO NÃO É APENAS ORAR EM LÍNGUAS.

Podemos orar em línguas, expressando em espírito o que não entendemos, mas crendo que no reino espiritual há comunicação. “Se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.” I Co 14:14. Mas, não podemos permitir à nossa mente divagar enquanto orarmos em outra língua. É necessário que a mente esteja envolvida na oração, assim como o coração e a boca.                                                                                       

Em Efésios 6:18, Paulo nos ensina: “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”.

Como podemos orar com toda oração e súplica por todos os santos se ninguém, incluindo o que ora, entende o que está sendo dito? Portanto, se orar no espírito fosse apenas orar em línguas, como poderíamos orar por pessoas ou motivos específicos?

Quando o apóstolo Paulo discorre acerca do uso dos dons, ele deixa claro que orar em outra língua é uma manifestação do Espírito Santo no espírito do ser humano para que este possa orar com o espírito. “Orarei com o espírito, mas também orarei coma mente” I co 14:15.

Portanto, orar no Espírito deve ser entendido como orar no poder do Espírito, de acordo com a liderança e vontade do Espírito, e não apenas orar em línguas!

 

6)   ORAR EM OUTRA LÍNGUA NÃO ESPIRITUALIZA A ORAÇÃO

O teste da nossa espiritualidade é a obediência absoluta às determinações divinas para agradar-lhe em tudo. Jesus diante do túmulo de Lázaro disse: “Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves.” Jo 11:41-42.                                                                                                                                                                

A garantia de ser ouvido estava em sua consciência de que andava na luz e que fazia tudo para agradá-lo: “Aquele que me enviou está comigo, não me deixou só,porque eu faço sempre o que lhe agrada.” Jo 8:29.

 

7)   COMO DEVE SER A NOSSA ORAÇÃO

John Bunyan, falando sobre a verdadeira oração enumera alguns pontos que precisamos considerar, veja:

  1. A oração deve ser sincera e fazer sentido
  2. A oração deve ser uma derramar da alma para Deus, através de Cristo
  3. A oração deve ser pela força e ajuda do Espírito Santo
  4. A oração deve ser para as coisas que Deus prometeu
  5. A oração deve ser para o bem da igreja
  6. E a oração deve submeter-se à vontade de Deus


CONCLUSÃO: Como Deus ouve algumas pessoas, mesmo com o coração não estando em acordo com Ele? Como Ele fez com Israel, dando codornizes, embora tenham pensado em seus próprios prazeres. Salmo 106:14. Se Ele permite ou faz, é em juízo ou disciplina, não em misericórdia. Ele também "enviou uma doença devastadora sobre eles." Salmo 106:15.

 

                                                                          FIM


Compilação e organização: Pr Nivaldo Ribeiro

Fontes: Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida - Sociedade Bíblica do Brasil

           A missão de Interceder -  Durvalina Bezerra 

           https://www.theoldtimegospel.org - Orando no Espírito, por John Bunyan