Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.4/5 (55 votos)




ONLINE
2


Partilhe esta Página


5 - Orando a Palavra
5 - Orando a Palavra

 “E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la” – Jr 1:12.

 

Há princípios espirituais que governam nossa vida com Deus. No que concerne à oração, convém salientar a importância de se obedecer aos princípios revelados na Bíblia, para que a nossa vida de oração seja frutífera, por isso, como uma regra de ouro, baseie suas orações na Palavra de Deus.


I)  A IMPORTÂNCIA DE ORAR A PALAVRA


Deus cumpre sua Palavra – A Palavra afirma, confirma e reafirma que o Senhor VELA pela Sua Palavra para cumpri-La.  Velar, do latim “vigilare”, vigiar, estar de guarda… É isso que Deus FAZ com Sua Palavra!

Sendo assim, quando oramos a Palavra – que sai da boca de Deus – e preenchemos as condições necessárias, ela NÃO voltará vazia, mas prosperará naquilo que o Senhor a designou.


A Palavra renova a mente – Como a mente é renovada? Com a Palavra. Rm. 12:2. Enquanto a mente se expõe aos princípios da Palavra de Deus, ela vai sendo transformada e descobrindo o que agrada a Deus, isto é, Sua vontade. I Jo. 5:14-15.


II)  CONHEÇA A VONTADE DE DEUS PELA PALAVRA

Devemos orar sempre em conformidade com a vontade de Deus; mas, como conhecer o que está na mente de Deus e saber Sua vontade? Em Sua própria Palavra!

A maioria das coisas que Ele quer fazer em nossa vida, já estão reveladas nela. Logo conhecendo-a, saberemos discernir Sua vontade, e orando-a, estaremos em linha com Seu propósito revelado; assim, poderemos ter confiança de que Ele já nos respondeu, antes mesmo de vermos sua materialização.


III)  EXEMPLO DE COMO ORAR A PALAVRA

Separe um tempo e esteja calmo. Aquiete sua mente e volte-se para o seu espírito.

Abra a Palavra e peça ao Espírito Santo uma porção. Leia! Depois de sentir que sua essência já foi extraída, então comece a ler a próxima parte do texto.

Você não ora a Palavra para ler mais ou aprender mais e sim, para experimentar a presença do Senhor. O Senhor será encontrado dentro do seu espírito, no lugar de comunhão. Jo 14:23.

Quando seus sentidos exteriores estiverem tranqüilos, então você será capaz de notar a presença do Espírito Santo mais agudamente.


IV)   PASSOS PARA ORAR A PALAVRA

1. Defina a área que motiva sua busca de Deus. Qual o tipo de oração você precisa fazer? Ações de graça, louvor, adoração, petição, entrega, consagração, intercessão? E dentro do tipo de oração, qual o assunto específico?

2. Procure descobrir versículos que se apliquem àquela área. Isso pode ser feito usando-se uma Concordância Bíblica, selecionando-se textos adequados.

3. Faça as adaptações gramaticais necessárias, personalizando os textos bíblicos, usando a primeira pessoa e colocando os verbos no presente. Ex. Fp 4:19 você poderá orar assim: “Pai, Tu és o meu Deus, meu provedor. És rico e, de acordo com Tua riqueza em glória, supres, em Cristo, meu Senhor, todas as minhas necessidades.”

4. Amplie o texto, usando outras verdades relacionadas ao assunto, e tanto quanto possível, adapte-o a uma conversa pessoal com o Pai. Tomando o mesmo texto podemos dizer: “Senhor, Tu és o meu DEUS,... o Deus da minha provisão. Por isso, de nada tenho falta. Graças te dou, ó Pai, por Tua suficiente provisão em Cristo, meu Senhor!”

5. Repita os versículos em forma de oração, até que sejam vivificados e carregados de fé em seu espírito e se tornem sua experiência. Repita-os até memorizá-los, usando-os sempre que se fizerem necessários.

6. Deixe o coração encher-se de ações de graça e louvor, enquanto faz essas confissões ou proclamações, sabendo que a Palavra orada, confessada, decretada é de Deus, e por isso, tão certo como vive o Senhor, que vela pela Sua Palavra para a cumprir, ela produzirá em sua vida aquilo para que foi enviada.


V)  ORANDO AS PROMESSAS DA PALAVRA

  • Quando estivermos passando por qualquer necessidade financeira. Sl. 37:25; Mt. 6:28.
  • Quando estamos sendo perseguidos. Jr 20:11; Is 54:15-17; Sl 55:17-19.
  • Quando estamos passando por enfermidades? Is. 53:4; Sl. 107:20; Ex. 15:26; Sl. 103:3.
  • Quando alguma tragédia ou mal vier sobre nós. Sl. 34:7; Sl. 91:10, 11-13.
  • Quando precisarmos orar por uma causa impossível, Mt. 19:26; Jr. 32:27.
  • Orando para compreender as coisas espirituais e a Palavra de Deus. Jr. 33:3; Mt. 6:33; 7:7,8.
  • Diante de tantas hipocrisias que estamos vendo no mundo. Hb.3:2; Is. 29:13,14; Sl. 103:13,14; Sl. 6:1.

 

                                                                    FIM

 

Compilação e organização: Pr Nivaldo Ribeiro

Fontes:

Bíblia Sagrada - Edição Revista e Corrigida - Sociedade Bíblica do Brasil

Curso de Maturidade Cristã - Instituto Bíblico Luz para os Poos

https://www.montesiao.pro.br  por Pr. Cláudio Galvão – Orando a Palavra

https://estudoscristaos.com  por Vilson Ferro Martins – A Importância de orar a Palavra

https://www.palavrasdavida.com.br   por Pr. Sérgio Lopes – Orando a Palavra